Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.
Se Biktarvy foi prescrito para a criança a seu cargo, tenha em atenção que todas as informações neste folheto são dirigidas à criança a seu cargo (neste caso, leia “a criança a seu cargo” em vez de “você”).
O que contém este folheto:
Biktarvy contém três substâncias ativas:
Biktarvy é um comprimido único para o tratamento da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana 1 (VIH-1) em adultos, adolescentes e crianças com idade igual ou superior a 2 anos, que pesem pelo menos 14 kg.
Biktarvy diminui a quantidade de VIH no seu corpo. Isto irá melhorar o seu sistema imunológico e diminuir o risco de desenvolvimento de doenças ligadas à infeção pelo VIH.
Não tome Biktarvy
Se qualquer uma destas situações se aplicar a si, não tome Biktarvy e informe imediatamente o seu médico.
Advertências e precauções
Fale com o seu médico antes de tomar Biktarvy:
Não pare de tomar Biktarvy se tiver hepatite B. Fale primeiro com o seu médico. Para obter mais informação, consulte a secção 3, Não pare de tomar Biktarvy.
Enquanto estiver a tomar Biktarvy
Assim que começar a tomar Biktarvy, fique atento a:
Se observar quaisquer destes sintomas, informe o seu médico imediatamente. Para obter mais informação, consulte a secção 4, Efeitos indesejáveis possíveis.
Existe a possibilidade de vir a ter problemas nos rins se tomar Biktarvy durante um longo período de tempo (ver Advertências e precauções).
Este medicamento não é uma cura para a infeção pelo VIH. Enquanto tomar Biktarvy pode desenvolver na mesma infeções ou outras doenças associadas com a infeção pelo VIH.
Crianças e adolescentes
Não dê este medicamento a crianças com menos de 2 anos de idade, ou que pesem menos de 14 kg independentemente da idade. A utilização de Biktarvy em crianças com menos de 2 anos de idade ou que pesem menos de 14 kg ainda não foi estudada. Para crianças e adolescentes que pesem 25 kg ou mais, estão disponíveis comprimidos revestidos por película de Biktarvy 50 mg/200 mg/25 mg.
Foi notificada perda de massa óssea em algumas crianças com idade entre 3 e menos de 12 anos que receberam um dos medicamentos (tenofovir alafenamida) contido em Biktarvy. Os efeitos na saúde óssea a longo prazo e o risco futuro de fratura em crianças é incerto. O seu médico monitorizará a saúde óssea do seu filho conforme necessário.
Outros medicamentos e Biktarvy
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos. Biktarvy pode interferir com outros medicamentos. Como resultado, as quantidades de Biktarvy ou dos outros medicamentos no seu sangue podem alterar-se. Isto pode fazer com que os seus medicamentos parem de funcionar corretamente ou piorar quaisquer efeitos indesejáveis. Em alguns casos, o seu médico pode precisar de ajustar a sua dose ou verificar os níveis dos medicamentos no seu sangue.
Medicamentos que nunca podem ser tomados com Biktarvy:
Se estiver a tomar qualquer um destes medicamentos, não tome Biktarvy e informe o seu médico imediatamente.
Fale com o seu médico se estiver a tomar:
Informe o seu médico se estiver a tomar qualquer um destes medicamentos. Não pare o seu tratamento sem contactar o seu médico.
Consulte um médico ou farmacêutico se estiver a tomar:
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Biktarvy se estiver a tomar algum destes medicamentos.
Antiácidos e suplementos de magnésio: terá de tomar Biktarvy, pelo menos, 2 horas antes de tomar antiácidos ou suplementos contendo alumínio e/ou magnésio. Ou pode tomar Biktarvy com alimentos, pelo menos, 2 horas depois.
Suplementos de ferro: terá de tomar Biktarvy, pelo menos, 2 horas antes de tomar suplementos de ferro ou pode tomá-los juntamente com alimentos.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Se tomou Biktarvy durante a gravidez, o seu médico pode pedir-lhe para efetuar análises ao sangue e outros testes de diagnóstico regulares para verificar o desenvolvimento da sua criança. Nas crianças cujas mães tomaram inibidores nucleósidos da transcriptase reversa (INTR) durante a gravidez, o benefício da menor possibilidade de infeção pelo VIH é superior ao risco de sofrerem efeitos indesejáveis.
Não amamente durante o tratamento com Biktarvy. Isto deve-se ao facto de algumas das substâncias ativas deste medicamento serem excretadas no leite humano. A amamentação não é recomendada em mulheres que vivem com VIH, uma vez que a infeção pelo VIH pode ser transmitida ao bebé através do leite materno. Se estiver a amamentar ou planeia vir a amamentar, deve falar com o seu médico o mais rapidamente possível.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Biktarvy pode causar tonturas. Se sentir tonturas enquanto estiver a tomar Biktarvy, não conduza nem ande de bicicleta e não utilize quaisquer ferramentas ou máquinas.
Biktarvy contém sódio
Este medicamento contém menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por comprimido, ou seja, é praticamente “isento de sódio”.
Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Existem duas dosagens de comprimidos de Biktarvy. O seu médico irá prescrever o comprimido apropriado para a sua idade e peso.
A dose recomendada é:
Crianças com idade igual ou superior a 2 anos, que pesem pelo menos 14 kg, mas menos de 25 kg: um comprimido por dia com ou sem alimentos (um comprimido de 30 mg/120 mg/15 mg).
Devido ao sabor amargo, recomenda-se que não mastigue ou esmague o comprimido. Se tiver dificuldade em engolir o comprimido inteiro pode dividi-lo ao meio. Tome ambas as metades do comprimido uma a seguir à outra para obter a dose total. Não guarde o comprimido dividido.
A ranhura no comprimido existe apenas para ajudá-lo a partir o comprimido se a criança a seu cargo tiver dificuldade em engoli-lo inteiro. A embalagem múltipla de 90 dias contém um conjunto de três embalagens de 30 dias.
Consulte um médico ou farmacêutico se estiver a tomar:
Consulte a secção 2 para obter mais informação sobre como tomar estes medicamentos com Biktarvy.
Se estiver a fazer diálise, tome a sua dose diária de Biktarvy após terminar a diálise.
Se tomar mais Biktarvy do que deveria
Se tomar mais do que a dose recomendada de Biktarvy pode ter um maior risco de efeitos indesejáveis com este medicamento (ver secção 4, Efeitos indesejáveis possíveis).
Entre imediatamente em contacto com o seu médico ou aconselhe-se junto do serviço de urgência mais próximo. Mantenha ou leve o frasco ou embalagem de comprimidos consigo para que facilmente possa descrever o que tomou.
Caso se tenha esquecido de tomar Biktarvy
É importante que não falhe nenhuma dose de Biktarvy.
Caso se tenha esquecido de tomar uma dose:
Se vomitar em menos de 1 hora após a toma de Biktarvy, tome outro comprimido. Se vomitar mais de 1 hora após a toma de Biktarvy, não necessita de tomar outro comprimido até ao seu próximo comprimido de acordo com o esquema habitual.
Não pare de tomar Biktarvy
Não pare de tomar Biktarvy sem falar com o seu médico. A interrupção do tratamento com Biktarvy pode afetar gravemente a sua resposta a um tratamento futuro. Se o tratamento com Biktarvy for interrompido por qualquer razão, fale com o seu médico antes de voltar a tomar os comprimidos de Biktarvy.
Quando a quantidade de Biktarvy começar a escassear, obtenha mais junto do seu médico ou farmacêutico. É muito importante que o faça porque a quantidade de vírus pode começar a aumentar se o medicamento for interrompido, mesmo por um curto período de tempo. A doença pode então tornarse mais difícil de tratar.
Se tiver infeção por VIH e hepatite B, é particularmente importante não parar o tratamento com Biktarvy sem previamente consultar o seu médico. Pode necessitar de análises ao sangue durante vários meses após interrupção do tratamento. Em alguns doentes com doença hepática (do fígado) avançada ou cirrose, a interrupção do tratamento não é recomendada, uma vez que pode levar a um agravamento da sua hepatite, que pode ser potencialmente fatal.
Informe imediatamente o seu médico se surgirem quaisquer sintomas novos ou pouco habituais após parar o tratamento, particularmente sintomas que associaria à sua hepatite B.
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.
Efeitos indesejáveis possíveis: informe o seu médico imediatamente
Se observar estes ou quaisquer outros sintomas de inflamação ou infeção, informe o seu médico imediatamente.
Efeitos indesejáveis frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas)*
Efeitos indesejáveis pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas)
As análises ao sangue também poderão revelar:
Efeitos indesejáveis raros (podem afetar até 1 em cada 1000 pessoas)
Se tiver algum destes sintomas, pare de imediato o seu medicamento e informe logo o seu médico.
Se qualquer um dos efeitos indesejáveis se agravar informe o seu médico.
Outros efeitos que podem ser observados durante o tratamento do VIH
A frequência dos efeitos indesejáveis seguintes é desconhecida (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis).
Se observar qualquer um destes sintomas, informe o seu médico.
Durante a terapêutica para o VIH pode haver um aumento do peso e dos níveis de lípidos e glucose no sangue. Isto está em parte associado a uma recuperação da saúde e do estilo de vida e, no caso dos lípidos no sangue, por vezes aos próprios medicamentos para o VIH. O seu médico irá realizar testes para determinar estas alterações.
Comunicação de efeitos indesejáveis
Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento
Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no frasco ou fita blister, após {VAL}. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade. Manter o frasco bem fechado. Não utilizar se o selo por cima da abertura do frasco estiver partido ou ausente.
Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.
Qual a composição de Biktarvy
As substâncias ativas são o bictegravir, a emtricitabina e o tenofovir alafenamida. Cada comprimido de Biktarvy contém bictegravir sódico equivalente a 30 mg de bictegravir, 120 mg de emtricitabina e tenofovir alafenamida fumarato equivalente a 15 mg de tenofovir alafenamida.
Os outros componentes são Núcleo do comprimido Celulose microcristalina (E460), croscarmelose sódica (E468), estearato de magnésio (E470b). Película de revestimento Álcool polivinílico (E203), dióxido de titânio (E171), macrogol (E1521), talco (E553b), óxido de ferro vermelho (E172), óxido de ferro preto (E172).
Qual o aspeto de Biktarvy e conteúdo da embalagem Biktarvy 30 mg/120 mg/15 mg comprimidos revestidos por película são comprimidos revestidos por película cor-de-rosa, em forma de cápsula, com “BVY” gravado num lado do comprimido e uma ranhura no outro lado do comprimido.
Os comprimidos são fornecidos num frasco. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Biktarvy apresenta-se em embalagens contendo 1 frasco de 30 comprimidos e em embalagens com 3 frascos, cada um dos quais contendo 30 comprimidos. Cada frasco contém um exsicante de sílica gel que deve ser mantido dentro do frasco para ajudar a proteger os seus comprimidos. O exsicante de sílica gel está contido numa saqueta ou recipiente separado e não deve ser engolido.
Titular da Autorização de Introdução no Mercado
Gilead Sciences Ireland UC Carrigtohill County Cork, T45 DP77 Irlanda
Fabricante
Gilead Sciences Ireland UC IDA Business & Technology Park Carrigtohill County Cork Irlanda